Projeto
Chronos

 

Listas e transcrição de fontes em português!
Scriptorium


Librarium


Concilium


Oraculum


Colegium

 

Visitantes

Contador de acesso

Tiago Apóstolo


Segundo o Evangelho de São Mateus(1) Jesus escolheu doze companheiros para seus discípulos. Simão (que foi chamado de Pedro) e seu irmão André, Tiago e seu irmão João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes. Após a morte de Jesus Cristo seus discípulos foram chamados de apóstolos, palavra que em grego significa "enviados"e a eles coube a tarefa de iniciar a evangelização do mundo.

Tiago irmão de João é conhecido como Tiago Maior e após a crucificação de Cristo, saiu em direção à Península Ibérica na região da Galícia, para pregar o cristianismo. No entanto, poucos habitantes da região se converteram. Não obtendo o resultado esperado Tiago volta à Palestina.

Pintura do século XII, referente a lenda da tranlação do corpo de São Tiago para a Galícia.No ano de 42 em Cesaréia, Tiago é perseguido por oredem do rei Herodes Agripa, que mandou prendê-lo decapitá-lo e jogar os seus restos para os cães. Esses restos foram recolhidos por dois de seus discípulos, Atanásio e Teodoro, e levados secretamente à Espanha, local onde Tiago havia manifestado o desejo de ser enterrado. Após sete dias de viagem, de barco, chegaram nas costas galegas de Iria Flávia(2), perto da atual vila de Padrón. Os discípulos de Tiago pediram permissão para a rainha Lupa, uma dama pagã rica e influente, que vivia na vila de Lupariou ou de Francos a pouca distância de Santiago, para depositar os restos de sue mestre em seu feudo, mas ela não permitiu que o enterrem em sua propriedade. No entanto, uma onda de milagres atribuídos a Tiago acabaram por convencê-la. Um desses milagres foi presenciado por ela e segundo a tradição foi este o motivo da sua conversão ao Cristianismo.

"A chamada rainha Lupa, simulando uma mudança de opinião, levou os dois discípulos ao Monte Iliciano, hoje conhecido como Pico Sacro, e ofereceu-lhes dois bois selvagens que viviam em plena liberdade e mais um carro para transportar os restos do Apóstolo Tiago desde Padrón até Santiago. Os discípulos chegaram perto dos animais, que para assombro de Lupa, deixaram que lhes colocassem os arreios mansamente. Frente esta cena, Lupa decide abandonar as suas crenças e conveter-se ao Cristianismo".(3)

Tiago foi enterrado num lugar chamado Libredunnum, onde há muito tempo havia um cemitério romano, em 44 da éra cristã. Com as invasões bárbaras a queda do Império Romano e posteriormente, com as invasões muçulmanas, o túmulo acabou sendo "esquecido" ou perdido.


(1) Bíblia Sagrada

(2) denominada assim em homenagem ao imperador romano Flávio Vespasiano.

(3) Lenda extrída do site da Junta da Galícia em Espanha, para a comemoração ao Ano Santo.www.xacobeo.es


Retorna ao índice do Projeto Chronos